sábado, 16 de abril de 2011

O Conselho Tutelar de Capelinha no Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil




         O PAIR é  um Programa de Ações Integradas e Referenciadas de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil e tem como uma de suas metas envolver todos os agentes da rede de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
         Neste contexto, é o Conselho Tutelar que centraliza as informações sobre a criança e o adolescente vitimizados, sua família, e se responsabiliza pelos encaminhamentos à rede de proteção. As intervenções mais importantes são:  promover a execução de suas decisões, podendo para tanto, requisitar serviços públicos  na área da saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho, segurança, representar junto à autoridade judiciária e Ministério Público.
        Portanto, todo bom cidadão não pode se calar diante da violência sexual infanto-juvenil, presenciada na sua casa ou na sua vizinhança. Muitos pais não têm coragem de enfrentar esse problema, têm medo de sofrer represálias por parte do agressor, vergonha ou sentimento de culpa, omissão, negligência por não considerarem o problema grave e muitas vezes são eles os próprios agressores.
        Segundo levantamento de dados de casos de violência sexual infanto-juvenil no município de Capelinha, o Conselho Tutelar informa que de Janeiro a Junho de 2010, foram em média 20 casos dentre confirmados e não confirmados.
        Contudo,  nossas crianças e adolescentes estão sofrendo, vítimas de violência. Sofrem em silêncio e precisam apenas de um telefonema seu, denunciando o fato às autoridades competentes.

“Denuncie e acima de tudo, promova a paz”.

Conselho Tutelar: (033) 3516-2840
Disque Denúncia: 100
Polícia Militar: 190
Polícia Civil: 197
CMDCA: (033) 3516-3325

Fonte: Laura (Conselheira Tutelar)
             Eliane Aparecida Guedes (Conselheira Tutelar)
             Maria Das Dores A. Oliveira (Conselheira Tutelar)
             Derenice Azevedo Meira (Conselheira Tutelar)
             Siméia Chaves (Conselheira Tutelar)

0 comentários:

Postar um comentário