O PAIR de Capelinha/MG realizou uma grande mobilização, dia 18 de Maio, na Praça do Povo, com a participação de todos os integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos, crianças e adolescentes de todas as escolas públicas e privadas, órgãos públicos, sociedade civil organizada, conselhos e comunidade capelinhense.
Um dos objetivos do evento foi assinalar a data 18 de maio, como um marco que precisa ser divulgado anualmente. Além disso, crimes ligados à Pedofilia, considerados hediondos, devem ser lembrados por todos aqueles que são co-responsáveis por crianças e adolescentes, durante o ano inteiro.
A data referenciada é uma homenagem nacional em menção ao crime ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Aracelli, era uma menina de oito anos quando foi raptada, drogada, violentada e teve o corpo carbonizado por um grupo de jovens. Apesar da natureza hedionda, o crime prescreveu impune.
Há exatamente 03 anos, a Prefeitura Municipal de Capelinha, por meio do PAIR, vem desenvolvendo ações de combate à violência sexual infanto-juvenil, realizando campanhas, passeatas, mobilizações, seminários, palestras, concursos, blitz educativas. Nesse tempo, os casos passaram a ter mais visibilidade, sendo notificados e acompanhados.
A única forma de romper com o ciclo da violência é denunciar. Os casos denunciados ao Conselho Tutelar e ao Disque 100 (disque denúncia nacional) são encaminhados para a Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente, ao Centro Viva Vida e ao Ministério Público. Posteriormente, são encaminhados ao CREAS para continuidade do atendimento, tanto da vítima, quanto do seu núcleo familiar.
A equipe do PAIR agradece a todos que, mais uma vez, contribuíram para que a mobilização alcançasse seus objetivos e espera que não seja apenas no dia 18 de maio, mas cotidiana, essa luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Edwiges Pinto de Alecrim
Pedagoga Social
Coordenadora do PAIR