quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A trágica história da menina Araceli: um crime bárbaro e impune


Há exatamente 38 anos, a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo era assassinada em Vitória, Espírito Santo, em um dos mais brutais crimes da história do Brasil. O corpo, desfigurado e com marcas de tortura e abuso sexual, foi encontrado quase uma semana depois, e a data de sua morte tornou-se Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através de lei sancionada pelo Congresso Nacional em 2000.
A data foi escolhida pela brutalidade com que o assassinato foi cometido. A menina, que estava próxima a completar nove anos, foi espancada, estuprada e drogada, e teve os mamilos e a vagina dilacerados a dentadas. Seu corpo foi encontrado em um terreno baldio, queimado e desfigurado com ácido, para dificultar sua identificação. Seus algozes pertenciam a famílias tradicionais e muito influentes no estado, razão pela qual tanto a Justiça como a Polícia foram negligentes e, inclusive, corruptas.
Araceli, nascida em 2 de julho de 1964 em Vitória, e morta em 1973, com apenas oito anos e dez meses de vida, era a segunda filha do eletricista Gabriel Crespo e da boliviana Lola Cabrera, na época radicada no Brasil. A garota morava com os pais e com o irmão maior, Carlinhos, em uma casa modesta da cidade de Serra, vizinha da capital capixaba, em uma rua que nesse tempo tinha o nome de São Paulo, mas hoje chama-se Rua Araceli Cabrera Crespo, em homenagem a menina.
O assassinato de Araceli, que nunca foi esclarecido e cujos culpados jamais foram punidos, estremeceu a população de Vitória, gerou indignação nacional e foi tema de várias publicações no jornalismo e na literatura. A mais famosa delas foi o livro “Araceli, Meu Amor”, de José Louzeiro, lançado em 1975. Trinta anos depois, foi a vez dos então estudantes Tatiana Beling e Diego Herzog realizarem o curta-metragem Caso Araceli, A Cobertura da Imprensa, no qual enfocavam o tratamento dado pela mídia ao caso.
Cronologia do crime
No dia 18 de maio de 1973, Araceli saiu mais cedo da escola, a pedido da mãe, que escrevera um bilhete para a professora. A menina se dirigiu então a um edifício levando um envelope, que continha — sem que ela soubesse — drogas para ser entregues a um grupo de rapazes, filhos de famílias ricas e importantes da cidade e que eram conhecidos por seu gosto em realizar orgias regadas a narcóticos, álcool e sexo.
Ao chegar ao lugar indicado por Lola, que era quem provinha de drogas aos jovens, Araceli se deparou com os rapazes, que já se encontravam sob os efeitos da cocaína. Estes a atacaram e a mataram com requintes de crueldade, deslocando seu queixo com socos e lacerando a dentadas seus mamilos, parte da barriga e sua vagina. Segundo uma testemunha, antiga amante de um dos envolvidos, Araceli foi violentada e dopada com uma forte dose de LSD, à qual não resistiu; exames periciais constataram depois que a menina foi também asfixiada.
O corpo da garota foi encontrado nu e desfigurado, seis dias depois do crime, em um terreno baldio. Antes, o cadáver havia sido levado para o bar de Jorge Michelini — a quem supostamente a droga estava dirigida, e cujo sobrinho, Dante, estaria envolvido no crime — e deixado por vários dias no freezer do lugar, localizado em uma movimentada rua da cidade. Tudo isto foi feito sem nenhum cuidado em evitar testemunhas, tamanha a certeza da impunidade dos assassinos e seus cúmplices. Finalmente, um ácido corrosivo foi jogado sobre os restos mortais da menina para dificultar sua identificação.
Apesar de Gabriel Crespo ter reconhecido o corpo da filha por um sinal de nascença, a certeza veio em um dia em que ele levou o cachorrinho de estimação da menina, Radar, ao Instituto Médico Legal (IML). Ao chegar ao local, o animal — que tinha recebido esse nome porque sempre a localizava — se dirigiu imediatamente à geladeira e passou a arranhar a gaveta em que se encontrava o cadáver de sua dona. Este permaneceria ainda dois anos e meio no IML, antes de ser enviado para uma autópsia no Rio de Janeiro e posteriormente sepultado, em 1976.
Os principais suspeitos do crime foram Paulo Constanteen Helal (o Paulinho) e Dante Michelini Júnior (o Dantinho): o primeiro, filho de um latifundiário membro da maçonaria capixaba; e o segundo, herdeiro de um rico exportador de café. De acordo com versões não confirmadas, ambos organizavam festas nas quais se drogavam e violentavam menores em apartamentos mantidos unicamente para esse fim. Lola, que era irmã de traficantes de Santa Cruz de la Sierra — para onde se mudou anos depois, deixando para trás marido e filho — havia utilizado a filha como ‘mula’, talvez sem intuir seu destino.
Embora houvesse testemunhas contra os dois jovens, Paulinho e Dantinho foram absolvidos em um último julgamento, em 1991, e atualmente nada mais pode ser feito, já que o crime prescreveu. Segundo Louzeiro, mais de dez pessoas que poderiam ajudar a desvendar o caso foram mortas, entre elas o sargento José Homero Dias, assassinado com um tiro nas costas, quando estava próximo a finalizar as investigações. Ainda de acordo com o escritor, os acusados tornaram-se “pais de família católicos, senhores acima de qualquer suspeita” e suas famílias continuam “donas do Espírito Santo” até hoje, quase quatro décadas depois do assassinato que chocou o Brasil.

42 comentários:

Moro no espírito Santo,e esse caso me chocou ainda muito pequena,passei a infância ouvindo sobre O Caso Araceli.Todos nós capixabas somos indignados pq esses criminosos ficaram impunes.Mas da justiça de Deus ele não escapam.Aqui existe até uma avenida com o nome do crápula chefe da família Micheline.

Cambada de vagabundos.Deveriam fazer o mesmo com as filhas dele.Ate n
mesmo o q estava no ventre!!!!Vagabundos

ase fosse a mae da garota - acabava com a raça dessa gente maldita.Povo covarde esse de Vitoria!!!Nao fizeram e fosse comigo...... acabaria com todos com uma bomba jogada na mansão deles.Nem o gato ficaria vivo!!!!Trabalhava como domestica na casa deles e ia envenenando aos poucos, um por um.Todos.

Eu teria coragem de matar todos envenenados da avo\ao que estava no ventre. Todos.Sou filha de santo, e apesar de tanto tempo, irei fazer uma - magia- lindinha pras filinhas deles.Me aguardem.tenho minhas entidades ciganas.Voces ai de Vitoria fiquem de olho em acidentes na familia deles.Começarei hoje meu vodu.Digam qem estar lendo isso pra eles, esses vagabundos.Olhas, seus filhos vqo pagar caro!Tem que ser a filha mais velha, violentada\atropelada\deixada no altar, etc, etc.Começarei hoje!!Fiquem de olho, povo de Votoria.Flavia de Iançã - Floripa.

vagabundos. mataram um anjinho. uma criança inocente. nunca descobriram quem matou. mais eles continuam em pune por falta de provas convincentes.

como uma mãe pode mandar a filha entregar drogas a um grupo de jovens,ela deveria ser presa...vadia...ou ser lixada junto aos bandidos que fizeram isso com a ARACELI...:-(

Eu sube essa história da Araceli a um dia atrás pela cordenadora do cólegio aonde eu estudo, assim que ela contou o que aconteceu com a menina eu chorei e passei mal e nesse dia nem consigui dormir.

esses idiotas deviam ser mortos ou nunca sair da cadeia morrer la muito menos estar vivos ibecis idiots tarados cretinos filho da p

quando eu soube o que esses estupidos fizeram eu quase chorei no mesmo dia por que isso e uma covardia com uma crianca bem dizer um anjo essa menina deveria ser filha ate de delsses idotas cretinos filho de uma chocadeira esses ordinarios deveriam estar no 5 dos i,,
sabe~se mas adonde

Enquanto que dinheiro falar mais alto haverá impunidade,e governo silencia-se a troco de migalhas
uma vergonha para o brasil e para a merda da justiça capixaba.

esses vagabundos tem que serem feitos tudo q fizeram com ela!!!!!!!

A maior assassina da criança,foi a vadia e filha da puta da mãe dela.Estava,tudo planejado,ela vendeu a filha para voltar para Bolivia,essa pobretona,será que essa puta ainda é viva.É Revoltante essas porras tudo se reproduziram e Araceli,não.Era para ser uma mulher linda com seus filhos!desgraçados!aí hoje, a puta da Paula, filha do assassino é advogada,vai defender o que?o que ela acha do caso Araceli?filha de um assassino.Por favor não esqueçam de Araceli,a avenida era para ter o nome dela,corrupta Vitória,ES!imaginem a dor que essa criança sentiu!Descanse em paz,meu anjo!

kkkkkkkkk é viva sim e tem outra família, essa vagabunda se mandou para Bolívia e não voltou mais,Puta mesmo e esse Dantinho e Paulinho já passaram da hora de tomar uns tiro pelas costas..

Jamais visitarei Vitória ... esta cidade deveria se envergonhar de ter deixado isso assim até hoje... lamentável.....

isso até hoje acontece no nosso Brasil...muitas meninas são mortas e estupradas...por monstros e gente vil...mas um dia isso vai ter fim...por que o mau por sí só se destrói...

ARACELI, ANA LIDIA, ROSANA PANDIM, a JUSTIÇA SE APROXIMA.

sugiro que a avenida dante michelini passe a se chamar avenida araceli

Os filhos dos assassinos não tem culpa dos erros dos pais. Mas os monstros deveriam ser penalisados. O problema que o sistema foi omisso, pescreveu e aí? ?????? E nossos filhos??? E justiça? ??? Não existe??? O governo deveria ter confiscado os bens (ja que queriam dinheiroooooo, so pensam nissoooo)desses bandidos e prisão perpétua para refletir casa dia a desgraça que eles cometeram. É tristeeeee mas volto a dizer os filhos não tem culpa dos crimes dos pais, são vítima na hora que nasce nessa família. Espero que seja pessoas de bem pois esses pais DEUS NOS LIVREEEEEEEEE!!!

Estive em Vitória e achei a cidade muito estranha! As pessoas pareciam muito tristes e com muito medo! Dizem que é um faroeste moderno! Se alguém cismar com sua cara te dá logo um tiro!

QUE PENA QUE ESSI CASO AINDA NÃO FOI RESOLVIDO

Morte para esses cretinos. Para eles e suas famílias de merda! Não teve aí alguém que desse um tiro na cara desses putos? País de merda!

Caso Aracely, foi algo revoltante, agora vir uns estúpidos, e relatar algo do tipo:
" Jamais visitarei Vitória ... esta cidade deveria se envergonhar de ter deixado isso assim até hoje... lamentável....."
ou
"Estive em Vitória e achei a cidade muito estranha! As pessoas pareciam muito tristes e com muito medo! Dizem que é um faroeste moderno! Se alguém cismar com sua cara te dá logo um tiro!"
VTC FDP.

O crime ocorreu, isso é fato, os culpados estão soltos, isso é fato, o poder mais uma vez ficou acima da lei.
Triste realidade que Vivemos!
O que a cidade ou seus habitantes tem a ver com a brutalidade do crime ocorrido???
Sejamos coerentes, se formos julgar as cidades (população) pelos seus crimes (brutalidades), não sobrará cidade apta para receber visitas...
Concordo com o anonimo do comentário anterior:
Qt
" Jamais visitarei Vitória ... esta cidade deveria se envergonhar de ter deixado isso assim até hoje... lamentável....."
ou
"Estive em Vitória e achei a cidade muito estranha! As pessoas pareciam muito tristes e com muito medo! Dizem que é um faroeste moderno! Se alguém cismar com sua cara te dá logo um tiro!"
Uqt
Isso é tipico comentário de gente estupida, sem noção!

AI MOSTRA como a nossa justiça so existe para os descasmisado!!! esses corsas !! vivem no meio da classe [A] alta do nosso estado !! na capital de em [VITORIA ] !!! um dia nossos politicos que vem chegando ai !!! la no congresso !! nao esses pilantras nao !!! sangue novo !! que vao acabar com a impunidade !! dessas familias abastardas e botar todos na cadeia !! vamos mudar esse nome [ dante michelini] para [ ARACELI CABREIRA CRESPO] na praia de camburi !!!

Mesmo agora lendo este artigo em 2015 me encontro indignada e estarrecida, sem palavras a tanta crueldade, podem nao ter pago nas leis dos homens mas nas leis de Deus com toda certeza vão prestar contas!!

Que tristeza , pq existem pessoas assim; cuidado o dia do arrebatamento está chegando.O que vcs fizeram nunca esqueceram , podem fingir viver uma vida comum, mais o peso da desgraça esse sim vai carregar com vcs amaldiçoados e suas famílias...Apodreçam no inferno.

Eu acho engraçado que homossexuais, pessoas divorciadas e mulheres que abortam a Igreja excomunga, mas assassinos e pedófilos como estes são "senhores católicos acima de qualquer suspeita", ou seja a Igreja apesar de saber o que esses monstros fizeram os aceita

Pq a Igreja não os excomunga?????

E depois o povo diz que na época da ditadura era um tempo bom... Pq os militares não prenderam estes assassinos?

Muito triste e revoltante ler isso...

Geeeenteeeee não é assim não. Aqui existe o perigo como em qualquer lugar.

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Sou nascida aqui em vitoria es...nasci em 84 e sempre ouvir esse caso da araceli
..papai ate falava quando eu ia pra escola nao entra em carro de ningue nem de conhecido e nem de desconhecido..

membros da maçonaria hein bem típico

o fdp tem perfil no face.. Paulo C. helal :////

Este comentário foi removido pelo autor.

Que horror...bom saber, assim não piso nunca nessa cidade. Que essa garota descanse em paz, virou anjo.

Na verdade, a mãe foi a maior culpada. Usar a filha como "mula". Ela tb deveria ter sido julgada. Colocar a menor em consciente vulnerabilidade. Ordinária foi essa mãe desnaturada.

O ordinário tem a petulância de dizer q nunca fumou e nunca ingeriu bebida alcólica.
Queime no inferno!!!!

"Tem que fazer o mesmo com as filhas deles"

Oi??? As filhas deles não tem culpa de serem filhas desses monstros. Quem tem q pagar por isso são as "pessoas" (ou melhor, demonios) q fizeram essa atrocidade com a menina.

Acabei de ler a historia triste de Araceli e sinceramente isso me deixou muito bastante emocionada. Como um ser humano tem coragem de cometer um crime absurdo desse, principalmente com uma criança, isso é revoltante sim! Como a própria induze uma criança a entregar drogas a marginais, estou tão revoltada que fico até sem palavras para descrever uma pessoa dessa, pessoa não... Um animal da pior especie! Assim como todos estou revoltada e clamando por justiça, porém, a família nem as filhos tem culpa da barbaridades que esses monstros fizeram, jamais devemos pensar em puni-los, poque isso não esta em nosso alcance, o mal do ser humano é se considerar o próprio Deus e julgar! Mas na realidade não é bem assim, simplesmente querer a morte deles, mas sim deixar que Deus o julguem, pois é o único que tem esse poder, juízes ainda chegam a cometer erros alguns são corruptos! Mas a justiça de Deus nunca falha, se eles não foram julgados na terra serão julgados no céu e estou me referindo tanto a mão como os assassinos!!!

Postar um comentário